Receber o diagnóstico de um câncer e se preparar para enfrentar o tratamento não é fácil, mas é possível passar por essa fase da maneira mais tranquila. Independente do tipo de tratamento, que seja cirurgia, quimioterapia ou radioterapia, é essencial que se tenha uma conversa clara e franca com o seu oncologista. Tire todas as suas dúvidas e esclareça os processos do tratamento.
As informações podem parecer complexas e é aos poucos que você vai se acostumar com todos os termos utilizados pelo seu médico e equipe. Outras dicas para se preparar e que podem te ajudar são:
- Leve um acompanhante nas consultas e deixe-o fazer perguntas também.
- Anote suas dúvidas todas em um papel e leve na consulta. Assim é possível não esquecer as principais questões. Se não entendeu a resposta, pergunte novamente.
- Troca de experiências com outros pacientes que estejam passando pelo mesmo tratamento ajuda muito. Diminui sua ansiedade e pode te deixar mais confiante para enfrentar a doença com mais calma.
- Outros locais que podem te ajudar a tirar dúvidas são em grupos de apoio o um acompanhamento psicológico, com médico especialista na área.
Cada tratamento vai requerer uma adaptação e preparação diferente. Por isso, não tenha medo da informação e de uma boa conversa com seu médico.
Fonte: Paciente com Cancer.com