Uma dieta inadequada, sem a correta ingestão de todos nutrientes, pode não só comprometer os resultados da terapia, como ter efeitos sobre o desenvolvimento de um organismo ainda em formação, como é o caso de crianças que estão passando por um tratamento contra o câncer. Crianças e adolescentes, independentemente de estarem em tratamento oncológico ou não, devem seguir uma dieta condizente com o perfil de sua faixa etária. Cada criança deve ter uma terapia nutricional individualizada, levando em consideração as preferências alimentares e necessidades do paciente.
Além de colaborar com o aumento da imunidade do paciente, uma dieta adequada auxilia no controle de quadros de náusea, enjoo, diarreia. Para náusea e enjoo, recomenda-se aumentar o fracionamento da dieta entre seis e oito refeições, ingerir menor quantidade de alimentos por vez e evitar frituras e alimentos gordurosos. Em muitos casos, é necessário o uso de suplemento alimentar hipercalórico para suprir às necessidades do paciente. Quando isso não é possível, é preciso adaptar para dietas por via enteral ou até mesmo parenteral. Em qualquer situação, no entanto, é fundamental assegurar o bom estado nutricional do paciente e evitar a desnutrição, que pode aumentar o risco de efeitos colaterais e até mesmo de toxicidade do tratamento.
Dicas da nutricionista do hospital A. C. Camargo Graziela Parnoff Pereira Baladão: "os pais podem caprichar na apresentação do prato. Nas refeições maiores, como o almoço, é preciso combinar as cores no prato, tanto para assegurar uma boa aparência quanto para garantir a adequação nutricional", informa Graziela. "Por exemplo, ao combinarmos arroz, feijão e carne, conseguimos reunir cereais, leguminosas e proteínas. Para acrescentar fontes de vitaminas e minerais, podemos incorporar verduras e legumes. Para a sobremesa, o mais indicado é comer uma fruta", explica a profissional. Os líquidos devem ser consumidos após as refeições, dando preferência ao suco natural, por não conter açúcar nem conservantes.
Fonte: Hospital A. C. Camargo